Resenha: Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Olá pessoas, como vocês estão?

Confesso a vocês que meu maior sonho era amar livros de época e ter aquelas estantes lindas cheia desses livros, mas algo sempre me fez correr para longe deles, acho que a obrigatoriedade de livros assim nos vestibulares que sempre me fez torcer o nariz para a linguagem mais rebuscada que utilizam, sempre a achei um tanto enfadonha. Porém navegando pela Amazon na Book Friday me deparei com um box com três livros da Jane Austen, e como sempre fui curiosa para conhecer a escrita da autora e principalmente para ler Orgulho e Preconceito, não pensei nem duas vezes para comprar (nem reclamei da merreca que eles chamaram de desconto).

“Mas confesso que a mim nada disso me encanta. Prefiro infinitamente um livro.”

Nesse livro, Jane nos deu um romance de tirar o folego, escrito de uma forma tão caprichosa que me fez por esse livro como um dos meus favoritos e querer ler mais livros dela, mesmo sabendo que nunca mais encontrarei uma outra história como a de Lizzie (Elizabeth) e Darcy, e lendo resenhas dele pela internet foi que percebi: eu me apaixonei por um romance onde o casal não dá nem sequer um beijinho.

“Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhes que eu a admiro e a amo ardentemente.”

A história começa quando Mr. Bingley decide passar um tempo numa cidadezinha chamada Meryton, com sua irmã e seu melhor amigo, Mr. Darcy (que logo no começo do livro a gente pega uma antipatia medonha só para depois está morrendo de amores por ele). A Senhora Bennet logo vê nisso a chance perfeita para um casamente para sua filha mais velha, Jane, e faz de tudo para se aproximar dos cavalheiros. 

“Eu teria perdoado a sua vaidade se ela não ferisse a minha.”

Porém Darcy não se deixa ganhar pelos bons modos da Senhora Bennet, achando-a e toda sua família inferior em sua condição social, logo não sendo uma boa companhia para ele, ele chega a ferir o orgulho de Elizabeth, insultando sua beleza e dizendo que ela é apenas "tolerável" – esse momento me deu vontade de dá uns murros nele hahaha. Mas Lizzie retribuiu tudo na mesma moeda, não se deixando acanhar, muito menos intimidar, pelo afortunado e arrogante Mr. Darcy, e é nesse ponto que ela começa a ganhar o coração dele.

“O meu amor e os meus desejos permanecem inalterados. Mas basta uma única palavra sua para que nunca mais lhe fale no assunto.”

Orgulho e Preconceito é um romance que enche nossos corações e nos faz questionar assuntos como classe social e primeiras impressões. A escrita de Jane é maravilhosa, mesmo sendo uma escrita de época, não chega a ser enfadonha. E a forma como ela desenrola a história de Lizzie e Darcy nos faz apaixonar por cada detalhe. E já vou dar um spoiler: vocês vão sim se apaixonar por Darcy e desejar viver um romance de época. 

E vocês, já leram ou tem vontade de ler esse livro maravilhoso?

ME SIGAM NO INSTAGRAM: @RENATACUSTODIOG

11 Comments

  1. Nunca li esse. Apesar de tantos elogios, ainda não é uma leitura que me chama atenção.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  2. É uma perfeição em formato de livro, essa história é linda demais! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho e gosto, mas confesso que demorei pra ler haha.
    Eu amo o filme.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar mas eu nunca li! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata,
    Eu não gosto muito da escrita em si da Jane, mas amo sua obra e suas histórias. Já li esse livro dela e tenho também, mas prefiro sempre rever a série de 6 episódios da BBC do que reler. Ainda quero ler muitos outros livros dela ^^
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não gosto muito de romances, prefiro suspense. Mas parece uma boa leitura
    Charme-se

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar bastante dele, mas nunca tive a oportunidade de ler, mas sua escrita deu um gostinho de "quero ler esse livro agoraa!" hehe

    Beiijus ♥

    https://modoju.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Conheço, mas nunca li. Gostei da recomendação. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi, Renata

    Eu tentei ler este livro quando eu era adolescente, mas não rolou. Pretendo tentar novamente, talvez este ano. Ano passado li Razão e Sensibilidade e não gostei nadinha, espero que esse seja melhor. Rs

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Sou louca para ler esse livro, a cada resenha fico com mais vontade ainda de ler ele

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Me conta o que você achou.