Meu primeiro semestre no curso de Ciências Contábeis

 

O que vocês acham de trazer um pouco do meu curso aqui para o blog? Faz um bom tempo que enrolo esse post, mas queria ir dando um pequeno resumo dos meus semestres.

Vocês tem que saber logo que minha vida acadêmica não é nada de impressionante, muito pelo contrário pois já deveria estar formada, mas me desencontrei no meio do caminho. Quando estava no ensino médio jurava que ou faria Direito ou faria Psicologia, mas como eram cursos difíceis de passar, um era na estadual e o outro na federal, depois de um ano tentando decidi começar Administração de Empresas num instituto que veio para a minha cidade, e me apaixonei pelo curso. Decidi que ao fim do curso iria fazer Ciências Contábeis por ser áreas que se complementam, porém como eu estudava em um instituto, ele não era levado a sério e teve uma serie de confusões ligada a ele. Em julho de 2018 decidi parar, já iria iniciar o sexto período, poucos meses depois o instituto foi fechado. Nessa época iniciou uma fase muito conturbada da minha vida, estudava manhã, tarde e noite para passar no vestibular. Em setembro de 2018 fiz o vestibular para o instituto federal e comecei a cursar o Técnico em Segurança do Trabalho. Fiz o primeiro semestre enquanto estudava para o vestibular da estadual, ou seja: eu não fazia nada da vida que não se resumisse a estudar, e minha vida só ficava mais conturbada. Passei todo esse semestre com crise de ansiedade, perdi quase metade do volume do meu cabelo, perdi também sete quilos e fui parar no pronto atendimento duas vezes. Porém a vitória veio, e no semestre de 2019.1 iniciei o curso de Ciências Contábeis na estadual.

O primeiro semestre em termos psicológicos foi um pouco tenso. Nunca havia estudado a noite, então me adaptar a essa nova vida me fez sofrer mais do que eu imaginava, estava louca para ir pra manhã, porém quando me adaptei não me imagino mais estudando em outro horário. Tive a sorte de fazer bons já no começo e de me apaixonar muito pelo curso - claro que sempre acontece um surto e outro, mas nada demais hahaha.

Na faculdade que faço, o curso é composto por oito semestres, sendo que no final temos que entregar quatro disciplinas optativas, o que geralmente leva mais de oito semestres para finalizar o curso.

O primeiro semestre foi composto pelas disciplinas:

  1. Comunicação Empresarial
  2. Contabilidade Geral I
  3. Instituição do Direito Publico e Privado
  4. Introdução a Administração
  5. Metodologia do Trabalho Cientifico 

Comunicação Empresarial foi a mais chata que achei, e a professora ainda ajudou, se não me engano fazia ela na quinta feira, e era uma tortura.
Contabilidade Geral I era meu amorzinho, mas começou sendo o meu ódio. É essa disciplina que te mostra se você vai ou não amar o curso, contabilidade pura. A professora no primeiro dia já deu uma amedrontada na gente e a única coisa que eu queria fazer era pegar minhas coisas e sair chorando da sala, mas conforme fui conhecendo a professora e o amor que ela tinha pela matéria, eu contava os dias pra essa disciplina. 
Instituição do Direito Publico e Privado também foi um amorzinho, era dia de sexta e a professora sempre liberava a gente mais cedo hahaha, amava. Como tenho uma certa paixão por Direito, as disciplinas que o envolvem na contabilidade acabam me deixando super feliz em estudar.
Introdução a Administração eu só fiz porque não deu para recuperar a do curso, mas amei muito tanto por já ter um conhecimento prévio do que me esperava quanto pela professora que dava vontade de por num potinho - tô quase começando um motim pra fazer ela dar mais disciplinas no curso.
Metodologia do Trabalho Cientifico foi outra tortura, embora a professora seja uma fadinha e que tenha ajudado ao máximo não deixar a disciplina tão enfadonha, mas a matéria em si não ajuda - e percebi que tem um monte de coisa que a gente aprende é na marra mesmo.

O primeiro semestre, passado todo o período de adaptação - coisa que também acabei adoecendo na terceira semana de aula e não consegui participar das atividades - me fez ter certeza sobre o que eu queria. Acho engraçado como a vida nos põe de ponta a cabeça para depois nos mostrar o caminho que devemos seguir.


27 Comments

  1. Acho a ideia super ótima, gostei e gosto muito de saber um pouco sobre cursos universitário e é ótimo por que você pode ajudar os alunos do mesmo curso que você ou futuros alunos que sente aquele desejo em cursar o mesmo curso que você. É maravilhoso posts assim miga. O seu curso parece ser bem interessante mas confesso que não seria para mim não rsrs

    https://itslizzie.space

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata,

    O primeiro semestre é aquele mais complicadinho devido a adaptação, mas depois flui que é uma beleza.
    Nossa como odiei essa matéria de trabalho cientifico, só de lembrar já me dá um arrepio rs.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    O difícil do primeiro semestre é a adaptação né? Pois pelo menos no meu curso as matérias eram bem tranquilas e apanhei viu, Ciências Contábeis era uma das minhas opções e pelo que você descreveu das matérias do primeiro semestre ainda bem que não escolhi rs.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Como você está? Espero que esteja bem.
    Parabéns por ter passado pelo primeiro semestre, esse momento de adaptação pode ser muito difícil mesmo, espero que continue gostando do curso.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  5. Com certeza contabilidade não seria uma coisa para mim hehehe.
    Mas legal, já no primeiro semestre ter aquela cadeira para você já ver se é algo que você vai querer mesmo ou não.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    É realmente tenso mais vale muito a pena, eu queria voltar e fazer uma nova graduação, acho maravilhoso poder estudar e fazer e viver novas experiências.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei ver como está sendo seu primeiro semestre, acho que ele é o mais desafiador, mas você conseguiu. Parabéns! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Que legal, compartilha mais sobre seu curto sim!
    Eu já sou da area da saúde hahaha

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca pensei em fazer esse curso, mas como meu namorido é contabilista e vejo ele trabalhando, parece ser tão legal que as vezes me bate a vontade de estudar essa área. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante esse curso, parece bacana para quem gosta de exatas.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  11. Oi Renata,
    Super te entendo! Fiz vestibular para várias coisas inclusive Biblioteconomia e Psicologia. Minha família não tinha dinheiro então só fazia UnB, e eu odiava a ideia de estudar lá. Depois de perder muito cabelo e ter que cortar no pescoço, deu um basta para tudo. Fui trabalhar e aos poucos fui prestando para privadas com bons conceitos e história. No fim acabei entrando com a nota do Enem (um dos primeiros exames da época) no curso de Administração de Empresas que eu amei muito e abriu muitas portas pra mim ^^
    Espero que esse curso também abra muitas portas pra vc também ^^
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Caraca que curso legal! Confesso que sou tão ruim com número que nunca daria certo mas eu adoraria saber ainda mais sobre seu curso!!
    Um beijão,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  13. Que bom que se encontrou nesse curso! E que pena que o de ADM não deu certo. Eu sou bacharel em ADM e fiz MBA em MKT e Vendas. E Metodologia é mto chato mesmo e no meu caso o professor era um mala.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  14. Bacana compartilhar essa experiência. Eu acho que não faria esse curso, haha. Não tem nada a ver comigo.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  15. A adaptação é sempre o pior, sem dúvida! Que corra tudo bem com o resto. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  16. Oi Renata, tudo bem?
    Eu adoro estudar à noite, me sinto mais vigilante. Mas entendo que nem todo mundo goste porque é cansativo após um dia inteiro de trabalho.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  17. Olá, Renata.
    Meu primeiro fez e adora. Eu já não me daria muito bem não hehe. O primeiro semestre é mais difícil mesmo e você ainda teve o agravante de ter ficado doente. Mas vai na fé que vai dar tudo certo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Que legal saber mais dos seus estudos!
    Essa é uma área bem legal principalmente para quem gosta e se da bem!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. A adaptação à universidade é sempre complicada mas ainda bem que correu bem dentro dos possíveis.
    Beijinhos
    Conhece o meu Blog : This Is Me By Virgínia Ferreira
    Passa pelo meu Instagram @virginiapferreira

    ResponderExcluir
  20. O primeiro semestre foi o terror para mim na faculdade, embora ele não era nada complexo. Mas para quem tinha saído do ensino médio e ido direto para faculdade, foi um terror. Nem parece que já fazem quatro anos, sinto falta de fazer faculdade (soa estranho, mas é verdade). Se não me engano quem faz esse curso também é meu irmão, acho uma área legal.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  21. Amei o post. Ciências contábeis parece ser um ótimo curso. No começo vai aparecer várias matérias chatas, mas logo dá para achar aquelas que fazem tudo melhor.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que bom que você está gostando. Que Seus te ilumine.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  23. Eu acho muito chato esse negócio de escolher o curso superior ainda no ensino médio. A sociedade quer que a gente já saia logo formado ainda jovem, para "ter sucesso", mas esquecem de perguntar qual é o nosso tempo. No tempo certo a gente escolhe um curso e se forma no que gosta, né? Que bom que, mesmo com tantos percalços, você conseguiu se inscrever e está curtindo Ciências Contábeis. Pode não ser surpreendente para quem está de fora, mas se você está curtindo, isso que importa. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  24. Que linda!
    Adorei seu post, até lembrei da época que entrei na faculdade... primeiro fiz engenharia civil e depois troquei para o Direito e fiquei. Foram 6 anos na faculdade, passando por cada dificuldade... tinha momentos que pensava em desistir, achava que não iria conseguir. Mas no final vi as coisas boas que aconteceram, as raras notas altas e também meu amadurecimento, sem contar o pouquinho de coisas que conquistei ao longo do curso, como estágio e aprendizado.
    Uma coisa que te digo é... dê tempo ao tempo e quando você menos esperar, estará formada e realizada na sua profissão.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  25. Oi Renata,
    Eu trabalhei por 4 anos no setor contábil e a vida corrida não era para mim. ODIAVA a época de fechamento, de ficar de madrugada para entregar as declarações... ai ai ai, é uma época que não sinto falta, rs.
    Hoje, estou na área financeira, não larguei os números, só em outra parte deles, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi, Renata. Tudo bem?
    Eu sou formada em Biocombustíveis e tive um semestre de contabilidade e outro de estatística. Morria do coração para entender tudo aquilo virou uma tragédia na minha vida, então entendo, hahaha.
    E olha que era apenas um semestre.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  27. Oi tudo bem?
    Respondendo sua pergunta, pode sim trazer mais postagens sobre seu curso, vou gostar muito de ler. E é verdade, às vezes pra se arrumar uma coisa, é preciso bagunçar um pouquinho. Parabéns pelo curso, mas se cuida direitinho, lembro que na época da faculdade era comum a gente acabar deixando a saúde de lado.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir

Me conta o que você achou.