Sol da Meia Noite - Stephenie Meyer


Lembro quando ganhei os dois primeiros livros da saga, Crepúsculo e Lua Nova. Era meu aniversário de quinze anos e eu era frustrada por nunca ter conseguido terminar de ler um livro, e foi com Crepúsculo que descobri o motivo: nunca havia achado a gênero que mais me agradava, e ficava tentando ler livros considerados cult, que todos deveriam ler - sem nunca conseguir me prender a leitura.

Confesso que quando saiu que Stephenie ia finalmente lançar Sol da Meia Noite, fiquei com um pé atrás com a leitura e só comprei depois de conversar com uma amiga que também era muito fã da saga. Acabou que a Book Friday da Amazon me chamou atenção e sem querer coloquei esse livro no meu carrinho hahaha.

Sol da Meia Noite é o Crepúsculo na visão do nosso vampiro preferido, Edward Cullen. Esse livro me dividiu completamente, creio que se tivesse lido na época que a autora tava escrevendo, com toda certeza iria ter gostado mais dele, não que seja um livro ruim, a leitura é tão fluida e viciante que li mais de setecentas páginas em quatro dias - eu simplesmente não conseguia largar o livro.

No meu ponto de vista, Sol da Meia Noite ganha de Crepúsculo. Dessa vez temos a visão da família de Edward e me apaixonei ainda mais pela Alice, e odiei ainda mais a Rosalie - embora depois de tantos anos tenha entendido um pouco ela. Fiquei decepcionada pois pensei que teríamos uma visão melhor de como a Esme é, mas acabou que ela quase passou despercebida, sendo o nome dela falado várias vezes, mas com ausência de maiores conversas com a personagem.

Dessa vez a gente vê o lado ruim de ser um vampiro. Em Crepúsculo a Bella romantiza muito a vida como vampira, e agora temos a noção de quão solitária e entediante é, eu mesmo não aguentaria (por isso falei lá em cima que agora conseguia entender um pouco a Rosalie).

Nove anos depois de ter lido a saga, eu me vi com uma cabeça totalmente diferente lendo esse romance vampiresco, e acho graça sempre quando vejo a frase: o ano é 2020 e estamos problematizando Crepúsculo. Mas essa é a verdade, depois de ler Sol da Meia Noite, reli a saga e confesso que fiquei muito mal com as atitudes dos personagens. Edward vela a paranoia dele como amor, em Lua Nova (se não me engano) ele tira uma peça do carro da Bella para impedir que ela vá ver o Jacob, por o considerar perigoso, tendo depois subornado a Alice para ficar de olho na Bella, levando ela pra casa dos Cullen e impedindo ela de ir ver o amigo.

Achei engraçado como o tempo, a idade e a vivencia de mundo nos modifica. Na época da febre Crepúsculo tudo o que eu queria era encontrar meu vampirão romântico e viver o resto da eternidade com ele, mas agora se eu o conhecesse provavelmente iria manter distancia. Nada melhor do que um amor fácil, não é? Sem risco a vida nem imortalidade, que foi outro aspecto que me deparei. Nove anos atrás encarava a morte com outros olhos, imaginava como ser eternamente jovem ia ser incrível, nunca morrer nem envelhecer. Mas agora vem a parte que me fez empatizar um pouco com Rosalie, a vida tem o seu fluxo, nada melhor do que nascer, crescer, conhecer o amor da nossa vida, ter nossos filhos (se essa for a vontade - no caso é a minha), envelhecer e encontrar o descanso. Fiquei imaginando o quão chato deve ser viver milhares de anos, viajando sempre para não levantar suspeitas, não poder socializar com os humanos. Aí gente, admiro a Bella por conseguir, pois eu mesma não conseguiria hahaha.

Vocês leram esse livro? O que acharam? Topariam virar um vampiro?


Me sigam no Instagram: @RENATACUSTODIOG

34 Comments

  1. Eu nem sei se vou ler esse livro... se fosse toda a saga na versão do Edward até arriscaria, mas é só o primeiro livro e a Stephenie já disse que não vai escrever os outros na perspectiva dele...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia esse livro, mas deve ser ótimo.
    A Chata de Batom

    ResponderExcluir
  3. eu ameeei esse livro! queria muito que ela fizesse todos na versão do Edward!
    nunca superarei a saga!
    depois que terminei o livro novo, reli toda a saga e assisti todos os filmes! #alouca

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  4. Menina não tinha parado pra pensar nisso e olha que eu amava crepúsculo.
    Como o Edward era né?! Nossa, na época a gente não via desse jeito. haha
    Eu era crepúsculo stan kkk .
    Queria ler esse, mas acabei decidindo não comprar e olha que muita gente amou esse livro.
    Beijos!
    Dicas de Blogueira

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca gostei tanto de Crepúsculo, não faz meu estilo. Achei legal esse novo lançamento de livro, ouvi falar e acredito que os fãs estão gostando demais, o que realmente importa.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de Crepúsculo, esse livro eu passo.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  7. Acho que agora também iria ver a história de maneira diferente! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu li crepúsculo lá com meus 17/18 anos, eu adorava os livros, mas foi uma série de livros importante para uma fase da minha vida, mas confesso que esse lançamento não tenho vontade de ler, acho que seria igual você e veria algumas problematização na história,

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Renata

    Nossa, eu poderia ter escrito essa postagem! Hahaha Estou lendo o livro e tendo as mesmas impressões, quem diria que ia me identificar com a Rosalie! Hahahahaha E o Edward é muito controlador, socorro. Tá aí a maturidade pra provar que a gente cresce e evolui.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Com o tempo a nossa visão de mundo e das histórias modifica mesmo assim queria ler o livro na versão do nosso vampiro, acho bacana ver os dois lados da história e fica muito legal. Ainda não lerei mas, espero em breve ter essa oportunidade.
    Gostei de saber que leu a saga.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Me julgue, mas nunca senti vontade de ler Crepúsculo, então, essa obra eu passo kkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  12. Acho essa capa tão diferente e estranha pra mim hehehe.
    Nunca li crepúsculo, então nem me chamou muito atenção o lançamento quando saiu...
    legal ver a nossa evolução como leitores e também da história em si.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não li esse livro e juro que não me interessei. Era fã da saga anos atrás, mas hoje não faz sentido pra mim. Provavelmente não irei ler.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  14. Amei o post. Comecei a ler o livro assim que saiu, mas acabei abandonando a leitura. Eu não sei, acho que tinha expectativas demais e no decorrer foi caindo. Ainda espero terminar de ler ele.
    Mas eu realmente quero ver mais esse lado que não conseguimos ver pela visão da Bella
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Renata.
    Que não teve a fase apaixonada pelo Edward? hehe. Mas acredito que nem vou ler esse livro porque com certeza vou encontrar muitos problemas nele que não vi na época. E não é só com esse livro que isso acontece não. Hoje tem tantos livros que amei na época que se lesse hoje odiaria hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro mais achei interessante a temática com mesmo.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Nunca li Crepúsculo, mas vi umas resenhas de Sol da Meia-Noite por aí que o pessoal teve uma relação bem semelhante, teria aproveitado melhor se tivesse lido durante a adolescência.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. meninaaaaa.. sem condição do tanto que eu fiquei feliz quando li que a Stephanie Meyer ia terminar de escrever Sol da Meia Noite.. corri, comprei o livro, fiquei ansiosa pra lançar.. e li correndo.. chorei já na dedicatória hahahaha!

    e tipo, o Edward é MUITO diferente do que eu imaginei que ele seria... mais dramático hahahaha... enfim, eu ameeeei ver tudo na versão dele e queria a saga toda narrada por ele...

    uma vez crespuculete, sempre crepusculete !!!!

    Beijos, Nat!

    Mulher Conectada

    ResponderExcluir
  19. Oi Renata! Eu não li a saga, então fico meio por fora de assuntos-Crepúsculo. Hahaha! Mas acho muito interessante isso que você falou, de como a idade e a vivência modificam a maneira da gente analisar um livro, uma história... Já aconteceu muito comigo também, em outras leituras. Um beijo :*

    ResponderExcluir
  20. Não cheguei a ler o livro, mas gosto muito de histórias sobre vampiros.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  21. eu ainda não li, mas quero
    na verdade reler tudo e depois esse haha
    mas olhando por esse lado, também não quero ser vampira não haha

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nenhum dos livros nem vi nenhum dos filmes da saga.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  23. Oi Renata, tudo bem?
    É louco como nossa mente muda e a gente evolui né? Ainda bem! Sinto carinho por Crepúsculo, por ter sido fã, mas hoje acho mega problemático. Por isso acabei não lendo Sol da Meia Noite. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  24. Que bom ler essa resenha! Quando anunciaram, achei que ia ser um livro meio que chato, e pelo jeito não é não! Ótima dica viu!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Amei sua resenha sincera, eu baixei esse livro em PDF e ainda não li porque não li os demais livros. Vou ler ele primeiro para assim conhecer mais sobre o Edward e sua família, até porque nos filmes eles são tão agradáveis... enfim. haha
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  26. Oi Renata tudo bem?

    Tenho esse livro em e-book, mas não pretendo ler ele agora. Confesso que não sou lá muito fã de Crepúsculo apesar de ter lido todos os livros e visto todos os filmes. O que me deixou um pouco curiosa para ler o Sol da Meia-noite é conhecer o ponto de vista de alguns fatos pelo olhos do Edward, e pelas resenhas que li isso torna alguns fatos do primeiro livro mais interessantes.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  27. Eu acho engraçado haver as duas versões da história. E como é obvio as interpretações serão diferentes porque a leitura nos leva por caminhos diferentes. Claro que o tempo e o momento da leitura influenciam bastante.
    Eu não li nenhum dos livros mas vi os filmes. Claro que não é a mesma coisa. Mas eu adorei. Gostei da história mesmo não sendo do meu estilo que não ligo a ficção.

    ResponderExcluir
  28. Eu fiquei com medo de ler e acabar com as recordações boas que levo dessa saga, aliás, esse é o motivo para eu não reler os livros, sei que vou encontrar coisas que vão me deixar incomodada.
    Mas confesso, tenho muita curiosidade em saber.
    Beijos beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  29. Oi Renata,
    Eu comprei o livro e está aqui me esperando. Só vou terminar algumas leituras que já estavam em andamenrto antes de me aventurar nele. Mas respondendo sua pergunta: sim, eu me tornaria vampira sim! rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Eu nunca li a saga Crepúsculo, pois já tinha me apaixonado por outro vampiro mais clássico, o Lestat de Lioncourt, que era o protagonista das obras de Anne Rice. Ele era um vampiro de terror mesmo, mas eu era e continuo sendo apaixonada por ele. Mas ainda assim, por mais que seja tentador saber que teria vida eterna, seria no mínimo triste saber que pessoas com quem você gosta tanto de conviver um dia irão embora e você vai ficar preso no mundo para sempre... sozinho... é muito solitário.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  31. Oi, Renata. Tudo bem?
    Eu li a saga Crepúsculo e lembro muito na época a briga de Edward vs Jacob, hahaha. Realmente nunca fui muito fã da saga, eu gostava da Bella, da Rosalie, da Alice e dos pais do Edward, nunca consegui gostar muito do Edward mesmo.
    Apesar que agora um pouco mais velha quero reler a saga e ler esse também e respondendo sua pergunta, não gostaria de ser vampiro, hahaha.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  32. Oi Renata, tudo bem? Eu amei a saga Crepúsculo, devorei os livros mais de uma vez, infelizmente, a leitura de Sol da meia noite não fluiu pra mim, mas fico feliz que você tenha conseguido rever vários pontos da história.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  33. Nunca li livros sobre vampiros e gostei da indicação deste título! Gratidão!

    Beijos!
    tucacheias.com

    ResponderExcluir

Me conta o que você achou.